Uma causa muito comum de atendimento no consultório do nefrologista é a bacteriúria assintomática. Essa condição clínica é frequente na população, principalmente nos idosos e em mulheres. Mas afinal de contas, você sabe o que é a bacteriúria assintomática?
Definição e diagnóstico:
A bacteriúria assintomática nada mais é do que a presença de bactérias na urina, detectada através de um exame chamado urinocultura, em um paciente que não apresenta sintomas de infecção do trato urinário, que seriam: ardência ao urinar, dor supra púbica (do no “pé da barriga”), aumento da frequência e urgência urinária (desejo súbito e compulsivo de urinar).
Essa cultura de urina na mulher deve ser repetido em média 2 semanas após o primeiro exame para haver essa confirmação diagnóstica. Já no homem, apenas uma amostra de cultura de urina é suficiente.
De maneira mais simples, bacteriúria assintomática ocorre quando um paciente faz um exame de urina não tendo nenhum sintomas de infecção urinária e nesse exame é detectado a presença de uma bactéria.
Sintomas:
Como o próprio nome sugere, na bacteriúria assintomática, não há presença de sintomas urinários, febre ou dor lombar. Se esses sintomas estiverem presentes, o diagnóstico mais provável passa a ser uma infecção do trato urinário.
Tratamento:
Sabemos que o primeiro pensamento do paciente logo após a constatação de que há uma bactéria na sua urina é que ele está com uma infecção do trato urinário e que por isso precisa começar um antibiótico urgente. Mas calma, isso não está correto na maior parte das vezes. O simples fato de ter a presença de bactérias numa cultura de urina sem a evidência de qualquer sintoma de infecção não indica que algum tratamento deve ser iniciado, exceto em mulheres grávidas e naqueles pacientes que serão submetido a um procedimento urológico.
Logo, a maior parte dos pacientes que possuem esse diagnóstico não deve realizar nenhum tratamento específico, pois essa situação clínica não está relacionada a consequências adversas e não obtém nenhum benefício com o uso de antibióticos
Desse modo, consulte o seu médico nefrologista para avaliação específica e diagnóstico correto.
Ficou com alguma dúvida? Coloque a sua pergunta nos comentários para interagirmos!
Esse post tem o caráter informativo e educativo, porém não substitui uma consulta médica com o especialista. Cada paciente possui peculiaridades que precisam ser consideradas, examinadas e diagnósticas em consulta médica.